Bairro do Gomeral, um pedacinho do céu há menos de trinta minutos do centro comercial

Bairro do Gomeral, um pedacinho do céu há menos de trinta minutos do centro comercial

23 de janeiro de 2019 0 Por Maria Athaide

Distante 30 km do centro de Guaratinguetá e 20 km do Parque Estadual de Campos do Jordão, com altitudes entre 800 e 1.900 metros, o bairro do Gomeral é uma excelente opção para os amantes da natureza. Meio à Área de Proteção Ambiental Nacional da Serra da Mantiqueira, com seus cursos d’água, piscinas naturais e cachoeiras, o bairro é considerado região estratégica para a conservação dos recursos hídricos, florestais e turísticos do Vale do Paraíba.
A encantadora beleza da paisagem de altas montanhas e seus profundos vales no coração da exuberante Mata Atlântica, fazem do Gomeral, um importante polo de ecoturismo, seja rural ou de aventura.
Também se destaca como rota de Turismo Religioso com a passagem de milhares de romeiros e peregrinos rumo aos Santuários de Nossa Senhora Aparecida e Santo Frei Galvão.
A boa gastronomia é garantida com restaurantes especializados em trutas,  cogumelos shiitake e comidas caipiras. Há também algumas pousadas e vários eventos durante todo o ano, como o Festival da Truta do Gomeral, que atrai aproximadamente 12.000 visitantes em três dias de Festival, sendo considerado um dos mais renomados em toda a região.
Entre os mais de 20 atrativos do bairro, merecem destaque a Cachoeira da Onça; a Trilha da Pedra Grande; o Vale Encantado e a Pedra do Macaco.