Guaratinguetá que a “wikipedia” apresenta para pesquisa diz: – é conhecida na região pela tradição da comemoração do carnaval.

Guaratinguetá que a “wikipedia” apresenta para pesquisa diz: – é conhecida na região pela tradição da comemoração do carnaval.

23 de janeiro de 2019 0 Por Maria Athaide

Você concorda? O texto abaixo também diz que somos um dos mais importantes municípios do vale, que temos peso sócio cultural, que fomos grandes produtores disso e daquilo, etc, etc. FOMOS. E o que somos hoje? E para onde caminhamos?

“Guaratinguetá é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizada na região do Vale do Paraíba, sede de microrregião, uma das sub-sedes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e um dos polos sub-regionais do Brasil. Sua microrregião vive um processo de urbanização e foi elevada a Região Metropolitana. O município é uma dos mais importantes do Vale do Paraíba, possuindo importância turística, industrial e comercial.

É conhecida na região pela tradição da comemoração do carnaval, iniciado no município pela tradição portuguesa do entrudo. Atualmente, o município possui desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos.

O município ganha destaque por ser um importante ponto turístico de caráter religioso, juntamente com o município vizinho de Aparecida. Juntos, movimentam grande quantidade de turistas durante o ano. Guaratinguetá, juntamente com os municípios vizinhos Aparecida e Cachoeira Paulista desenvolveu o Circuito da Fé, na tentativa de ampliar seu setor turístico. O turismo também vem se diversificando com o passar do tempo, o município hoje, apresenta também roteiros turísticos Urbanos, Históricos e Ecológicos.
É diferenciada por sua riqueza histórica, já foi no passado, apelidada de Atenas do Vale do Paraíba devido ao seu importante peso sócio cultural, principalmente exercido no período de 1920 a 1960. O município, após a instalação da Escola Normal na década de 1920, passou a atrair professores e estudantes de diversas regiões do estado e de Minas Gerais, o que gerou um grande crescimento de espaços artísticos, culturais e sociais no município. Possui vários representantes nos ramos da pinturapoesia e principalmente da música.

Foi um dos principais municípios produtores de café além de ter sido uma das maiores bacias leiteiras do país. Ela possui, ainda, inúmeros casarões da época colonial que contrastam com os prédios e casas da atualidade.

Seu município possui a área urbana praticamente toda em planícies, sendo recortada em alguns bairros por colinas e morros. O principal rio que recorta o município, o rio Paraíba do Sul, já foi responsável pelo escoamento da produção de café em tempos anteriores, hoje em dia serve, apenas, para traçar as divisas políticas administrativas.

O município é recortado pela Rodovia Presidente Dutra, sendo esta responsável pela recuperação econômica de todo o Vale do Paraíba; é recortada também por rodovias como SP-171, que liga Guaratinguetá ao município de CunhaSP-62, que liga o município a LorenaBR-459, partindo de Lorena, ligando o município ao sul de Minas Gerais, entre outras.”
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guaratinguet%C3%A1